quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dilma cumpre promessa: Farmácia Popular com remédios gratuitos para hipertensão e diabetes



A presidenta Dilma Rousseff cumpriu uma das promessas de campanha e assinou medida para o programa "Aqui Tem Farmácia Popular" oferecer remédios para hipertensão e diabetes de graça.

Nos hospitais e ambulatórios do SUS já havia distribuição gratuita, mas aogra facilita a vida para o paciente que faz uso continuado e compra em farmácias.

A medida, batizasda de "Saúde não tem preço", é uma evolução do programa, uma vez que, durante o governo Lula, 90% do custo destes medicamentos comprados no "Aqui tem farmácia popular" já era pago pelo Ministério da Saúde e o cidadão tinha que pagar apenas com 10% do valor.

As farmácias e drogarias conveniadas tem até o dia 14 de fevereiro para se adaptar à medida.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos devem ser beneficiados com a medida.

O programa continua oferecendo outros remédios subsidiados, onde o cidadão paga 10% do valor, para mais cinco doenças: asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. No total, são 24 tipos de medicamentos.

Qualquer brasileiro pode ter acesso aos medicamentos da lista, gratuitos ou subsidiados, desde que apresente um documento com foto, o CPF e a receita médica.

Na cerimônia, a presidenta e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregaram placa comemorativa a farmácia de número 15.000 que integra a rede de farmácias e drogarias privadas conveniadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário