terça-feira, 31 de maio de 2011

Jorge Viana será o relator do Código Florestal

Moreira Mariz/Senado
Governo coloca o ambientalista Jorge Viana como relator do Código Florestal no Senado
Renata Camargo
O senador Jorge Viana (PT-AC) foi escolhido nesta terça-feira (31) para ser relator do projeto de lei do novo Código Flroestal na Comissão de Meio Ambiente, que discutirá o mérito da matéria. A indicação de Viana, representante da bancada ambientalista no Senado, indica o que o governo espera dos senadores em relação ao novo código.

A tendência é que Viana seja também relator do projeto no plenário da Casa. Ligado à ex-senadora Marina Silva (PV-AC), Jorge Viana tem afirmado que o texto vindo da Câmara precisará de "ajustes". Entre os ajustes, o governo espera encontrar um texto consensual em relação à anistia a desmatadores e sobre as áreas consolidadas em áreas de preservação permanente (APPs).

Para conseguir realizar as mudanças pleiteadas pelo próprio governo, Viana terá que contrariar a forte bancada ruralista da Casa, que conta com nomes como os ex-governadores Blairo Maggi (PR-MT) e Luiz Henrique (PMDB-SC). Esse último é o nome indicado da bancada ruralista para ser relator na Comissão de Agricultura e de Constituição e Justiça.

Engenheiro florestal, Jorge Viana tem sua trajetória vinculada a atividades e pesquisas na área ambiental. Foi um dos profissionais que atuou junto com o líder seringalista e ambientalista Chico Mendes, quando esse era presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Em seu estado, Viana foi responsável por ações de manejo e uso sustentável dos recursos florestais, em especial na exploração do potencial madeireiro do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário