segunda-feira, 11 de julho de 2011

Conselho de Ética votará arquivamento de processo contra Bolsonaro

No último dia 29, o grupo decidiu não seguir com o processo contra o deputado


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar realizará reunião nesta quarta-feira (13) para votar o arquivamento da representação do PSOL contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Na reunião, o conselho deve aprovar o parecer vencedor do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).
No último dia 29, o conselho decidiu não seguir com o processo disciplinar contra Bolsonaro. O deputado era acusado de ter abusado das prerrogativas de parlamentar ao disseminar preconceito e estimular violência com declarações contra negros e homossexuais.

Para a maioria dos integrantes do conselho, o processo, que tinha o deputado Sérgio Brito (PSC-BA) como relator, fere o direito constitucional de todos os parlamentares à livre expressão. Foram dez votos contra o relatório, sete a favor e cinco ausências.

Onyx Lorenzoni foi um dos parlamentares que votaram contra o processo. Para ele, “acima do Código de Ética da Câmara vem a Constituição, que garante aos parlamentares a inviolabilidade, civil e penal, por opiniões, palavras e votos”. Presente à sessão, Bolsonaro disse logo no início que tinhacerteza da absolvição e defendeu seu direito de ser contra a causa LGBT, a qual chamou de “fundamentalistas sexuais”.

Novas regras Esta é a primeira vez que o Conselho de Ética decide sobre a admissibilidade de um processo antes de dar andamento à investigação. Desde maio, o parecer prévio é obrigatório pelas novas regras do Código de Ética.


Nenhum comentário:

Postar um comentário