terça-feira, 26 de julho de 2011

Selo Brasil sem Miséria: consumidor poderá contribuir para o fim da pobreza extrema

Em breve, os supermercados de todo o país comercializarão produtos da agricultura familiar com o selo Brasil sem Miséria. Ao fazer a opção por esses produtos, o consumidor brasileiro poderá contribuir para erradicar a extrema pobreza no país. A novidade foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira (25/7), em Arapiraca (AL), durante encontro com os nove governadores da região Nordeste. Na ocasião, foi assinado entre o governo federal e os estados Pacto pela Erradicação da Miséria.

Durante a abertura da reunião, a presidenta convocou toda a população brasileira para o desafio e lembrou que para o fortalecimento da agricultura familiar, indispensável ao combate à miséria, será incentivada ainda a compra de produtos dos pequenos produtores rurais para a merenda escolar. Espera-se injetar na agricultura familiar “parte expressiva” dos R$ 1 bilhão destinados à compra da merenda no Nordeste brasileiro.


“Nós sabemos que a estratégia vitoriosa que permitiu que tirássemos da pobreza e elevássemos à classe média ‘uma Argentina’, a estratégia vitoriosa, tem um fundamento: só se pode desenvolver um país como o nosso se nós tivermos uma proposta de inclusão social que seja também uma proposta de inclusão produtiva, de inclusão cidadã”.

Nessa frente de atuação – informou a presidenta – a inclusão produtiva, nos serviços públicos e na renda fazem parte da estratégia de levar desenvolvimento ao Brasil. Para isso, o governo atua na desconcentração econômica, logística, de recursos hídricos, energética e na distribuição de renda. Com isso, o Plano Brasil sem Miséria tem como foco a região Nordeste, que abriga mais 9 milhões dos 16,2 milhões de brasileiros que vivem em situação de pobreza extrema.
“Não descansaremos, e assumimos esse compromisso de público, enquanto nós não conseguirmos fazer com que o povo do Nordeste, a população mais sofrida do Nordeste, tenha uma perspectiva e um horizonte de oportunidades”, informou.

Dilma Rousseff lembrou também que a questão da água “é crucial para o Nordeste crescer, crucial para que o país encare o problema do semiárido”. Com esse pressuposto – continuou a presidenta – o governo federal trabalhou para o lançamento do programa Água para Todos, cuja meta é construir 367 mil cisternas até 2012 e levar água às famílias extremamente pobres que vivem em áreas rurais no semiárido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário