quinta-feira, 18 de abril de 2013

OEA congratula-se com presidente eleito e condena a violência desatada por Capriles


Hora do Povo


 A Organização dos Estados Americanos (OEA) através de seu secretário geral, José Miguel Insulza, durante seção realizada na quarta-feira (17), felicitou a vitória de Maduro nas eleições presidenciais da Venezuela. Insulza também condenou os atos de violência perpetrados por elementos ligados a Capriles, candidato derrotado e pediu por diálogo.

  “Damos nosso apoio e desejamos sucesso ao governo do presidente eleito”, afirmou Insulza, durante seção da OEA. Ao mencionar os atos de violência manifestou “profunda preocupação pelos condenáveis atos de violência” realizados após Capriles pedir a seus seguidores que desconhecessem os resultados eleitorais. “Preocupam-nos os atos de violência, os condenamos e enviamos condolências aos familiares dos venezuelanos que foram vitimados”. Os atos de violência provocaram a morte de 8 chavistas e mais de 70 feridos. Um dia antes, Insulza havia respaldado a pretensão de Capriles em recontar os votos.

  O secretário afirmou que na OEA “somos respeitosos às formas legais e constitucionais da Venezuela”, onde o “Conselho Eleitoral já manifestou” sua decisão ao reconhecer Maduro com o novo presidente.

  Durante a reunião da OEA, os EUA foi o único país a apoiar as exigências irresponsáveis de Capriles pela recontagem dos votos e não reconhecimento da eleição. Durante a seção, os chanceleres também condenaram os atentados em Boston, nos EUA.

  No total, mais de 30 nações reconheceram a vitória de Nicolás Maduro, entre as quais, o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário