segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Uma mentira repetida muitas vezes, torna-se verdade?



Nunca foi tão atual a frase proferida pelo ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, de que "uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade". Vivemos na Era da Informação e nossas páginas nas redes sociais são constantemente bombardeadas com diversas informações dos mais variados assuntos todos os dias.

Governos e autoridades usaram dessa tática para influenciar as pessoas ao longo da história, muitas vezes para dizer quem eram os mocinhos e os bandidos. No mundo virtual factoides e boatos são plantados com intuito de desmoralizar pessoas, autoridades, grupos e instituições. Perfis falsos (Fakes) são criados e notícias acabam se propagando pela rede como se fossem verdade.

As vezes pessoas impulsionadas por serem contra aquele grupo ou indivíduo que é citado, como se houvesse uma informação negativa naquela notícia plantada, age com esse impulso e aperta o mouse para compartilhar aquele boato.

Para as pessoas lúcidas e bem informadas essas mentiras não se transformam em verdades. Afinal, sabem separar o Joio do Trigo.

João Paulo Lamberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário